Vídeo revela treino de terroristas da al-Qaeda com roupas ‘ninja’:
LONDRES - Um vídeo publicado em sites extremistas ligados à Al-Qaeda mostra cenas de terroristas praticando uma série de exercícios de tiro, o que comprovaria a recente advertência feita pelo chefe do serviço secreto britânico (MI5) Jonathan Evans de que fanáticos da Al-Qaeda continuam a representar uma ameaça. A informação foi publicada no site do jornal “The Sun”.
Segundo a reportagem, acredita-se que os treinamentos foram registrados em um acampamento na fronteira do Afeganistão e do Paquistão. No filme, os extremistas adotam a posição clássica de tiro, segurando pistolas com ambas as mãos e braços estendidos. Na sequência, há simulações de manobras defensivas e manuseio de rifles de assalto AK-47 - apelidados de "Widowmaker". Dois dos recrutas vestidos de preto são mostrados manuseando uma metralhadora pesada. Outros terroristas são filmados ensaiando tiroteios a bordo de uma caminhonete e de uma motocicleta. Seu arsenal inclui também lança-granadas.
Um dos sites onde o vídeo foi publicado tem 66 mil usuários cadastrados. Teme-se que a rede de terror - cujo líder Osama bin Laden foi morto por os EUA em 2011 - esteja planejando atentados na Grã-Bretanha ou na Europa — como os ataques de 2008, em Mumbai, na Índia, que deixaram 164 mortos.
— Al-Qaeda está mostrando que, apesar da surra que tomaram no ano passado, eles ainda são uma força — afirma Chris Dobson, repsitado especialista em terrorismo.