Monday, 3 September 2012

Ataque suicida mata 5 perto de consulado americano no Paquistão

Ataque suicida mata 5 perto de consulado americano no Paquistão:
PESHAWAR, Paquistão - Ao menos cinco pessoas morreram nesta segunda-feira por causa de um ataque suicida perto do escritório do Alto Comissário da ONU para Refugiados (Acnur) e do consulado americano, em Peshawar, no Paquistão. Segundo autoridades locais, dois americanos teriam morrido no atentado, mas a embaixada dos EUA nega. Entre os 19 feridos estão dois americanos, funcionários do consulado.
Um homem-bomba bateu seu veículo no carro do consulado perto de um edifício, informou o ministro de Informação Regional, Mian Iftikhar Hussain. Segundo a polícia, cerca de 100 quilos de explosivos foram usados no atentado. Logo após o ataque, Hussain anunciou que dois americanos tinham morrido no incidente, mas a embaixada negou a informação. A autoridade paquistanesa, no entanto, chegou a dar detalhes de como os americanos foram mortos. Segundo ele, os dois funcionários do consultado andavam pela cidade escoltados por guardas quando foram atacados.
- Dois funcionários americanos e dois paquistaneses do consulado ficaram feridos. Nenhum americano do consulado morreu - afirmou, em comunicado, a embaixada americana em Islamabad.
Segundo o chefe da polícia local, o carro-bomba estava estacionado a uns 25 metros da sede do Acnur antes de o terrorista atirá-lo contra outro veículo. Quatro policiais paquistaneses ficaram feridos.
Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, que deixou uma cratera ao longo de uma rua movimentada. A maioria dos atentados no Paquistão é atribuída ao Talibã do Paquistão, que tem ligações com a rede al-Qaeda. Na última sexta-feira, um outro carro-bomba matou 12 pessoas e deixou uma dezena de feridos na periferia de Peshawar.