Monday, 23 July 2012

Tempestades matam ao menos 37 em Pequim

Tempestades matam ao menos 37 em Pequim:
PEQUIM - Subiu para ao menos 37 o número de mortos na mais forte tempestade que atingiu Pequim em seis décadas. Dezenas de outras mortes foram registradas em outras cidades da China.
A chuva de sábado à noite derrubou árvores em Pequim. Um comunicado divulgado pelo governo na noite de domingo informou que 25 pessoas morreram afogadas, seis foram mortos em desabamentos de casas, um deles atingido por um raio, e cinco foram eletrocutados.
O jornal estatal "China Daily" noticiou nesta segunda-feira que a chuva e as enchentes causaram prejuízos de pelo menos 10 bilhões de yuanes (1,6 bilhão de dólares). Cerca de 60 mil pessoas foram retiradas de suas casas.
O jornal "Globe Times" disse nesta segunda-feira que foi a mais forte tempestade em 61 anos na capital chinesa.
Fora de Pequim, seis pessoas morreram em deslizamentos de terra na província de Sichuan, no oeste do país, informou a agência de notícias Xinhua. Quatro pessoas morreram na província de Shanxi, no norte, quando o caminhão em que estavam foi arrastado pelas águas de um rio. Na província vizinha de Shaanxi, a mídia estatal, disse que pelo menos oito pessoas morreram e 17 pessoas estão desaparecidas depois das chuvas torrenciais.
O céu de Pequim está claro nesta segunda-feira e o tráfego voltou ao normal. O principal aeroporto da cidade voltou a funcionar normalmente depois de centenas de voos terem sido cancelados ou atrasados no fim de semana.