Wednesday, 16 January 2013

Líder mafioso russo é assassinado no centro de Moscou

MOSCOU — Um dos principais chefes do crime organizado na Rússia, Aslan Usoyan - também conhecido como Vovô Khasan - foi morto a tiros em Moscou na terça-feira. O curdo, de 75 anos - nascido na ex-república soviética da Geórgia -, chefiava há duas décadas uma das regiões onde se localizavam os grupos criminosos mais poderosos do país, controlando o tráfico de drogas e armas, além de cassinos clandestinos e negócios jurídicos.
De acordo com a polícia, um homem não identificado atirou desde o telhado de um edifício, matando com apenas um tiro o líder da máfia russa, perto de um restaurante no centro de Moscou, a apenas um quilômetro do Kremlin. Desde 2006, Usoyan estava em guerra com outro grupo criminoso, liderado pelo também georgiano Tariel Oniani.
Uma mulher, funcionária de um restaurante, também ficou ferida no incidente, segundo jornais locais. Alguns analistas temem que a morte termine em uma guerra entre clãs mafiosos.
Vovô Khasan era conhecido como “O Padrinho” da maioria dos crimes no país: ele comandava as principais redes de jogo ilegal, drogas e tráfico de armas. Durante sua vida criminosa - ele foi preso pela primeira vez aos 19 anos - Usoyan sobreviveu a dois atentados, em 1998 e 2010.