Saturday, 2 February 2013
Rússia comemora a volta de Stalingrado
VOLGOGRADO - A cidade de Volgogrado readotou seu antigo nome de Stalingrado por algumas horas neste sábado, enquanto a Rússia comemorava o 70º aniversário da batalha que mudou os rumos da Segunda Guerra Mundial.
A vitória na Batalha de Stalingrado, que durou seis meses e causou a morte de cerca de 2 milhões de pessoas, é um símbolo de orgulho nacional, que produziu surtos de sentimento patriótico e, em alguns momentos, nostalgia em relação à era soviética e ao ditador Josef Stalin.
O presidente Vladimir Putin voou para Volgogrado, conhecida como Stalingrado de 1925 a 1961, para levar uma coroa de flores e se encontrar com veteranos após uma parada militar liderada por soldados em uniformes da Segunda Guerra Mundial e com a presença de um tanque T-34, da época do conflito.
- Eu vi cidades da Europa que foram praticamente intocadas pela guerra, países que se renderam aos inimigos mais poderosos antes mesmo de a guerra ser declarada - afirmou o vice-primeiro-ministro, Dmitry Rogozin, durante um discurso na parada. - Mas não somos assim. Nossos avós, nossos pais, nossa geração mais velha, nossos grandes líderes, lutaram aqui por cada prédio, por cada rua.
Centenas de veteranos de guerra foram à parada na Praça dos Combatentes Caídos, no centro de Volgogrado, com seus casacos decorados por medalhas. O mais novo tem 89 anos. Muitos dos veteranos afirmaram que a cerimônia tinha sentimentos distintos, pois eles também perderam muitos colegas e familiares na batalha.
Legisladores locais decidiram usar o nome Stalingrado em eventos comemorativos da batalha no sábado e em quatro outros dias do ano. A decisão, no entanto, sem a aprovação do governo russo, teria desagradado Putin.
“O nome pode ser usado oficialmente em eventos públicos, como desfiles e em discursos sobre os dias do combate”, disse um comunicado publicado no site da prefeitura da cidade. Segundo a nota, a decisão foi tomada “a pedido de muitos veteranos” de guerra.