Thursday, 30 August 2012

Dique ameaça romper e Louisiana ordena a retirada de mais de 60 mil pessoas

Dique ameaça romper e Louisiana ordena a retirada de mais de 60 mil pessoas:
WASHINGTON - Isaac pode ter deixado de ser furacão para se transformar em tempestade tropical, mas a elevação do nível das águas por ele causada ameaça romper um dique nesta quinta-feira e levou as autoridades da Louisiana a ordenarem uma ampla retirada de moradores ao longo do rio Tangipahoa, entre as cidades de Kentwood e Robert.
O dique fica numa represa no Parque Estadual Percy Quinn, no estado do Mississippi, e seu rompimento afetaria também o estado vizinho, levando à necessidade de retirar imediatamente 60 mil pessoas do lado da Louisiana, informou o administrador do distrito de Tangipahoa, Gordon Burgess, à rede de TV WWLTV.
O governador Bob Jindal enviou ônibus à área para ajudar na retirada da população. O local está a 160 quilômetros ao norte de Nova Orleans, que não sofre risco iminente, segundo as autoridades.
Na noite de ontem, o presidente Barack Obama declarou estado de emergência em áreas afetadas pelo furacão Issac, nos estados da Louisiana e do Mississippi. A medida tem como objetivo agilizar a entrega de ajuda federal e os esforços de recuperação na costa do Golfo do México.
Obama assinou o decreto para 35 distritos da Louisiana e 35 condados no Mississippi. A medida põe fundos federais à disposição de governos estatais e locais e certas organizações sem fins lucrativos para trabalhos de emergência.
Enquanto isso, Isaac - que deixou de ser considerado um furacão na quarta-feira, sendo rebaixado novamente à categoria de tempestade tropical - se move lentamente para o norte, após causar significantes estragos no sul do país. O fenômeno ainda pode causar enchentes e alagamentos nos próximos dias, mas deve se enfraquecer ainda mais nesta quinta-feira e pode se tornar uma depressão tropical, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNH, na sigla em inglês).
Apesar dos estragos, Isaac não teve a mesma dimensão destrutiva do Katrina, que devastou Nova Orleans, há sete anos. O prefeito da cidade em Louisiana, Mitch Landrieu, disse que o sistema contra enchentes construído após a tragédia de 2005 funcionou “exatamente como deveria”. Foi a primeira vez que a bilionária rede de diques foi testada diante de um furacão. Mais de 840 mil moradores de Lousiana, Mississippi, Arkansas, Texas e Alabama continuam sem luz nesta manhã, e um homem, de 36 anos, morreu no distrito de Vermilon, em Louisiana.
Por causa das enchentes, muitas pessoas estão abrigadas em sótãos e lajes. O Serviço de clima americana acredita que três tornados atingiram Louisiana e o Alabama nesta madrugada, destruindo pelo menos uma casa e interrompendo o fornecimento de energia elétrica. Em algumas cidades, a população foi instruída a ferver a água antes de usá-la.
Com o Isaac recuando, estados mais ao norte esperam desesperadamente que a tempestade traga chuva. A região vive uma das secas mais duras dos últimos tempos nos EUA.