Saturday, 1 September 2012

Ataques suicidas matam 12 pessoas em base da Otan no Afeganistão

Ataques suicidas matam 12 pessoas em base da Otan no Afeganistão:
CABUL, Afeganistão - Pelo menos treze pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas em dois atentados suicidas a uma base da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), no leste do Afeganistão, na manhã deste sábado (1), de acordo com a rede “BBC”. As vítimas são nove civis e quatro policiais afegãos. Um porta-voz da Força Internacional de Assistência para Segurança da Otan (Isaf) disse que nenhum membro da organização foi morto no ataque, que aconteceu no distrito Sayed Abad, dentro da província de Wardak.
- O carro-bomba era enorme, matando doze e ferindo mais 50 - disse o porta-voz do governo da província, Sahidullah Shahid.
O Talibã, que assumiu a responsabilidade pelo atentado, disse que enviou dois homens-bomba, um a pé e outro em um caminhão com explosivos. A base da Otan também foi alvo de um ataque no ano passado, na véspera do décimo aniversário do atentado de 11 de Setembro, quando um homem-bomba, a bordo de um carro, entrou no local, matando quatro civis e ferindo 77 soldados americanos.
A província de Wardak testemunhou o pior incidente isolado sofrido por forças estrangeiras dos últimos 10 anos de guerra, quando o Talibã derrubou a tiros um helicóptero, em 2011, deixando 38 soldados mortos, sendo 30 deles americanos.
Dois soldados americanos foram mortos no sábado em um outro ataque no leste na província de Ghazni, disse a Isaf em comunicado. A violência tem aumentado no Afeganistão por conta do prazo, que vence em 2014, dado à Otan para a retirada da maior parte das tropas do país. Há temores de que os 350 mil soldados afegãos treinados pela Otan não sejam capazes de conter os rebeldes depois da saída da organização do local.
Essa semana, 19 afegãos, incluindo um garoto adolescente e uma jovem, foram mortos em três atentados diferentes. Ataques internos, quando forças afegãs se voltam contra tropas estrangeiras, têm aumentado. Três soldados australianos foram mortos a tiros por um homem que usava o uniforme do exército afegão esta semana, elevando para 15 o número de soldados estrangeiros mortos este mês em ataques internos. No total, 45 soldados liderados pela Otan já morreram em 2012 nesse tipo de ataque.