Thursday, 6 December 2012

Tufão mata cerca de 500 pessoas nas Filipinas

Tufão mata cerca de 500 pessoas nas Filipinas:
MANILA - A passagem do tufão Bopha pelas Filipinas já deixou ao menos 475 pessoas mortas, um inúmero impreciso de desaparecidos e cerca de 200 mil pessoas desabrigadas, informaram as autoridades nesta quinta-feira. O número de vítimas deve ser ainda maior, à medida que escombros de casas são revirados.
- Acreditamos que esse número irá aumentar porque há muitos desaparecidos - informou o diretor-executivo do Conselho Nacional de Desastres, Benito Ramos.
As mortes foram registradas em oito províncias do país, mas Mindanao (no sul) e Visayas (no centro) foi a mais atingida. Somente em Compostela Valley, em Mindanao, 184 pessoas morreram quando as enchentes atingiram os abrigos de emergência. Foi decretado estado de calamidade em Surigao do Sur, Davao Oriental e no Valle de Compostela.
- As comunicações caíram, não há energia elétrica, ruas e estradas estão destruídas. Ainda estamos trabalhando nos resgates - disse Ramos.
Das centenas de mortos, apenas 29 foram identificados até o momento. Outras 400 pessoas ficaram feridas com as enchentes e os deslizamentos de terra provocados pelo tufão. Acredita-se que muitas pessoas estejam soterradas.
O tufão Bopha, cujos ventos chegaram a atingir 195km/h, perdeu força e já se converteu em uma tempestade tropical. Ele se dirige agora ao Mar da China Meridional, mas ainda provoca fortes chuvas no lado ocidental das Filipinas.
Acredita-se que Bopha seja o último - e o pior - tufão a atingir o país este ano. No ano passado, o Washi deixou mais de 1.200 mortos.