Saturday, 18 May 2013

Hollande sanciona lei do casamento gay na França


PARIS - O presidente François Hollande promulgou neste sábado a lei do casamento gay, tornando a França o oitavo país a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo na Europa. O primeiro matrimônio será realizado em 29 de maio na cidade de Montpellier. O gabinete do prefeito socialista, Helen Mandroux, anunciou o casamento de Vincent Autin, ativistas dos direitos dos homossexuais, de 40 anos, com seu parceiro Bruno, de 30 anos, para esse dia.
O texto legislativo foi publicado pelo Jornal Oficial um dia depois de o Conselho Constitucional dar a sua aprovação final, contrariando os conservadores do partido UMP, que tinham recorrido da decisão.
Hollande havia manifestado sua intenção de promulgar a lei o mais rápido possível, principalmente para acabar com a polêmica da oposição que havia organizado manifestações maciças nos últimos meses contra a união gay. Ainda assim, conservadores apoiados pela UMP advertiram que não vão desistir de tentar derrubar a lei e convocaram novos protestos para o próximo dia 26.
Na noite de sexta, centenas de pessoas se manifestaram em Paris nas proximidades da praça do Panteão sem ter pedido autorização, um ato que resultou em incidentes com a polícia e um funcionário foi agredido, de acordo com o Ministério do Interior.
Hollande advertiu que garantirá que “a lei seja aplicada em todo o território com plena eficácia e que não aceitará que se perturbe o casamento”.